11 Idéias e Dicas Para Aumentar a Renda


 Quando a conta bancária ou a carteira começam a ficar muito vazias, provavelmente é hora de você fazer alguma coisa para melhorar um pouco essa situação. Afinal, viver com o orçamento sempre apertado pode colocar em risco o seu bem-estar, certo? Então, nada melhor do que conferir dicas para aumentar a renda.

Há várias possibilidades de atuação no mercado que servem para garantir um dinheiro extra e ajudar as pessoas a saírem do sufoco. Esse é o seu caso? Você já parou para pensar no que poderia fazer para sair dessa crise financeira? Veja, a seguir as sugestões que separamos!

1. Invista na carreira de freelancer

A terceirização de serviços é uma realidade cada vez mais comum no Brasil e no mundo. Junto a isso, a possibilidade de ter um trabalho flexível ajuda a deixar essa ideia ainda mais atrativa.

A internet é a principal ferramenta para viabilizar esse processo, logo, não há muito com o que se preocupar. Encontre uma atividade que você seja realmente bom e comece a praticá-la para fazer o seu nome no mercado como freelancer. Dentre as habilidades mais demandadas estão: criação de sites, fotografia, redação de conteúdo, edição de vídeos, traduções, administração de redes sociais etc.

2. Venda produtos em lojas virtuais

Talvez você não produza alguma coisa específica, o que não lhe impede de se tornar um vendedor virtual. Pense na oportunidade de fazer uma curadoria de produtos e montar a sua própria loja online.

Há quem faça isso utilizando os produtores locais da sua região ou até objetos comprados da China — você é quem deve decidir o seu nicho de atuação. Quem sabe algum amigo ou familiar tem a habilidade de produzir algo e não sabe como vender? Essa não deixa de ser uma oportunidade.

Outra saída é se cadastrar para ser um consultor de vendas na internet, assim como os representantes de cosméticos fizeram há algum tempo. Lembra das revistinhas de compras? Elas ainda existem, mas o mundo hoje é virtual. Então, procure as lojas que oferecem essa possibilidade e comece a sua jornada comercial.

3. Faça produtos artesanais

Tudo o que é artesanal tem conquistado as pessoas, e esse é um tipo de negócio lucrativo nos dias de hoje. Cervejas, chocolates, objetos de decoração, comidas saudáveis, roupas, acessórios, enfim, uma infinidade de produtos. O grande segredo é priorizar a qualidade e apostar em divulgação — as redes sociais são ótimas ferramentas para isso.

Basta aproveitar um talento, aprender uma nova habilidade ou conseguir um parceiro. A partir disso, comece a sua produção e vá crescendo gradativamente.

Para não correr maiores riscos, fique ligado em não perder o padrão do seu produto quando começar a conquistar o público, já que isso pode afetar drasticamente as suas vendas. Utilize matérias-primas de alto nível, seja criterioso com a fabricação e deixe as pessoas saberem de tudo isso para ganhar credibilidade!

4. Preste serviços particulares

Você sabe consertar computadores, fazer uma boa maquiagem, mexer com jardinagem, cuidar de crianças ou manda bem nas tarefas domésticas? A prestação de serviços esporádicos é uma ótima alternativa para quem já possui uma ocupação, mas tem um tempo livre que poderia ser usado como uma nova fonte de renda.

Organizando a sua agenda, fica fácil encaixar as demandas e sair ganhando. Inclusive, há muitas pessoas que começam desse jeito e acabam abrindo o seu próprio empreendimento. O que é chamado de “bico”, muitas vezes tem potencial para virar um ótimo negócio.

Para não ficar perdido, faça uma pesquisa de mercado e analise uma média do quanto você deve cobrar. Outra dica legal é investir aos poucos nos seus materiais de trabalho para valorizar ainda mais o seu serviço.

5. Cuide de animais de estimação

Se você gosta e tem jeito para lidar com animais, uma boa ideia é ganhar uma graninha extra com isso. Muita gente que tem a rotina corrida procura pessoas para passearem ou cuidarem dos seus bichos de estimação, evitando que eles fiquem sempre sozinhos.

Outra opção é se disponibilizar para olhar os animais aos finais de semana e feriados, por exemplo, quando seus donos viajam e não têm com quem deixá-los. Ao ganhar a confiança deles, provavelmente você sempre será o encarregado desse serviço e poderá contar com esse adicional de vez em quando.

Contudo, lembre-se que essa é uma enorme responsabilidade e que você só deve aceitar se realmente tiver tempo e disposição para cuidar dos animais com muito carinho. Não seja oportunista com algo tão sério!

6. Venda o que você não usa mais

Se você é uma pessoa acumuladora, chegou a hora de repensar esse hábito. Guardar um monte de coisas que você não usa mais é uma grande besteira, além de ocupar muito espaço e ser um desperdício de dinheiro. Desapegar talvez seja difícil no começo, mas depois você vai perceber como pode ser lucrativo!

Por isso, faça uma boa revisão de tudo o que você tem e separe as coisas que não utiliza mais. As roupas em bom estado, por exemplo, podem ser vendidas para bazares, brechós e até mesmo em lojas online.

Faça o mesmo com eletrônicos, eletrodomésticos, acessórios e tudo mais que estiver parado há algum tempo. Você vai acabar ganhando espaço e dinheiro para comprar o que está querendo no momento.

7. Alugue itens pessoais

Se vender não for uma saída, um outro caminho é tentar alugar os seus itens pessoais. Nesse sentido, um segmento que tem grande força no universo feminino é o aluguel de roupas e vestidos de festa.

Para não ter que gastar muito dinheiro ou acumular muitas peças, as mulheres têm se interessado em pagar um preço mais modesto para usar uma determinada vestimenta por um curto período de tempo. Portanto, se você tem algumas opções no armário, vale a pena fazer essa tentativa e oferecê-las para as pessoas mais próximas.

Na internet, é possível encontrar outras oportunidades semelhantes. Para quem tem filhos, um exemplo legal é alugar brinquedos infantis, principalmente aqueles que são mais caros e que a criança se desinteressa com o passar do tempo.

Não podemos deixar de considerar ainda o aluguel de um cômodo da sua casa — não é à toa que o Airbnb se tornou uma das empresas mais famosas do mundo. Receber pessoas pode ser uma experiência agradável e rentável. Sem contar que você determina quando vai deixar o espaço disponível ou não. Isto é, não precisa ter que lidar com a situação quando você não puder ou não quiser.

Em todos esses casos de aluguel, é preciso ficar muito atento ao contrato com os locatários. Ter um combinado por escrito e assinado pelas duas partes é capaz de evitar muitas dores de cabeça no futuro.

8. Cobre por encomendas de viagem

Embora seja menos comum, existem pessoas que viajam com bastante frequência por motivos pessoais ou profissionais. Contudo, muitas delas nunca pensaram em aproveitar essa chance para aumentar a renda.

Quem vai com certa frequência para fora do Brasil com certeza pode criar uma lista de encomendas com facilidade, pois os brasileiros normalmente gostam de produtos estrangeiros ou que são vendidos no exterior por um preço mais atrativo.

No entanto, não precisa ficar preso nas viagens internacionais. Produtos regionais específicos também podem fazer muito sucesso, como comidas e artesanatos, entre outros. Explore os seus destinos de viagem e comece a levar algumas mercadorias para revender com uma margem de lucro. Você vai ver que logo logo terá a sua clientela.

9. Aposte em marketing de afiliados

É bem provável que você já tenha ouvido ou lido em algum lugar a célebre frase: “ganhe dinheiro sem sair de casa”. Diversas empresas e marcas usam essa chamada para atrair parceiros. Muitas vezes, o convite é para entrar no sistema de marketing de afiliados, um tipo de empreendedorismo digital para vender produtos em rede e ganhar uma comissão por isso.

10. Ensine algo que você saiba

Ainda que você nunca tenha pensado em seguir a carreira acadêmica, nada impede que se torne um professor por circunstâncias da vida (inclusive o desejo de ganhar um pouco mais de dinheiro).

Para isso, é só pensar em uma habilidade que você tem e outras pessoas podem se interessar por desenvolvê-la. Quer algumas ideias? Tocar um instrumento, falar um idioma estrangeiro, fazer algum trabalho manual ou mesmo ensinar um estudante sobre uma matéria que você domina. Organize a sua agenda e ofereça os horários livres para quem quer aprender!

11. Cozinhe para fora

O mundo é basicamente dividido em dois tipos de pessoas: as que sabem cozinhar e as que não sabem. Brincadeiras à parte, aquelas que não têm muita intimidade com a culinária ou não têm tanto tempo disponível para cozinhar, costumam comprar comidas prontas.

Desde refeições completas até sucos prontos ou sobremesas (como bolo de pote, bombons e brigadeiro), tudo o que for bem feito tem grandes chances de ser sucesso absoluto de vendas!

Como vimos, há muitas maneiras e dicas para aumentar a renda. Para se dar bem com alguma delas, é fundamental que você encontre uma boa oportunidade e se esforce bastante para que ela dê certo. Além do mais, organize as suas finanças para não se atrapalhar com os lucros, ok?

Gostou do post? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais, para dividir todas as dicas com o seus amigos. Ajude-os a ter ideias para ganhar um extra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRIGADEIRO GOURMET: Receita Básica

5 Idéias de Artesanto Lucrativos Para Fazer e Vender

OVOS DE PASCOA LUCRATIVOS